Você está aqui: Últimas noticias > Acadêmicos do IEA Participam do XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática

• Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 08h44
  • Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2019, 09h45

IMG 20190717 101519143 HDRAcadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, juntamente com os servidores - Leila Aparecida de Souza, Emisvaldo Pereira da Silva e Alessandra dos Santos da Silva - do Instituto de Engenharia do Araguaia - IEA, e a professora da rede Municipal de Ensino de Santana do Araguaia-PA, Maria Mônica Bezerra Machado, participaram do XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática - em Cuiabá/MT, no período de 14 a 17 de julho de 2019.

Esse evento é o mais importante no âmbito nacional, uma vez que congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-graduação e pesquisadores. A temática do evento deste ano foi: A Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica - Interfaces entre pesquisas e salas de aula.

Na oportunidade, foram apresentados 07 trabalhos, realizados no ambiente do ensino (monitoria acadêmica) e extensão (PIBID e PIBEX) e outras vivências acadêmicas em Santana do Araguaia. Dentre os trabalhos, está o intitulado “ Reflexão sobre a disciplina prática pedagógica em matemática III e suas contribuições na formação de professores”, desenvolvido pelos discentes do 6º período, Ruan Lion Costa de Souza, Luana Rocha de Sousa e Débora Lima Oliveira, sob a orientação da professora Eliane Pereira.

“Apesar de já ter participado de outros eventos, na hora da apresentação sempre fico ansiosa, mas fico feliz em apresentar o fruto de nossos esforços e perceber que o público conseguiu compreender as informações.  Além disso, o evento foi muito oportuno para conhecer profissionais renomados na área de matemática, tais como: Dario Fiorentini, Marcelo de Carvalho Borba e Regina Célia Grando”, relatou Luana.

Para o acadêmico Ruan, o evento proporcionou o aprendizado sobre educação matemática sob novas perspectivas, incentivo à produção acadêmica, compartilhamento de experiências acadêmicas e a oportunidade de conhecer um lugar com diferentes culturas e de observar como isso se reflete na Educação Matemática.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de assistir a palestras,  a oficinas e a minicursos na área, e, desse modo, ampliar conhecimentos, por meio da interação com o mundo científico.

Fundamental ressaltar que o deslocamento para o evento foi possível somente mediante apoio concedido pela Pró-Reitoria de extensão e Assuntos Estudantis – PROEX, por meio do Edital Nº 04/2019.

Fotos do evento

IMG 20190715 145234824 1