Você está aqui: Últimas noticias > Acadêmicos do IEA participam de Congresso Nacional de Matemática Aplicada

Acadêmicos do IEA participam de Congresso Nacional de Matemática Aplicada

• Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 17h19
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 08h48

1O XXXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC - ocorreu no período de 16 a 20 de setembro de 2019, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia. O evento contou com pesquisadores do país inteiro e até pesquisadores e representantes de comitês científicos da America Latina e Europa.

Entre os participantes, estavam os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática Ruan Lion e Débora Lima, representando o Campus de Santana do Araguaia, juntamente com os professores Manolo Rodriguez Heredia e Cecilia Orellana Castro. Na oportunidade, os acadêmicos apresentaram 04 trabalhos em nível Iniciação Científica. Os estudantes são os primeiros do IEA a participar de um evento de Matemática Aplicada.

89cc54ba 31fa 48da b57a f788e6eb4381Sobre sua participação, Débora comentou: “É a primeira vez que participo de um evento de matemática aplicada e isso me proporcionou novas experiências e enriqueceu meus conhecimentos na área que desejo seguir. Outro ponto positivo foi o contato com outros discentes e professores que compartilharam seus conhecimentos decorrentes da experiência profissional deles para nós acadêmicos de matemática.” Débora ainda enfatiza aos colegas de graduação acerca da importância de participação em eventos e deapresentação de trabalho.

Os trabalhos apresentados foram na área de Métodos Numéricos. Ruan apresentou “Parametrização do mapa de Santana do Araguaia – PA usando a Curva de Bézier” sob orientação do Prof. Dr. Manolo Rodriguez Heredia, enquanto Débora apresentou “A transformada discreta do Cosseno para a compressão de imagens JPEG: uma aplicação das bases ortogonais no espaço vetorial M_8x8{R}” sob a orientação da Profª. Drª. Cecilia Orellana Castro.

Além desses, outros dois foram apresentados na área de Ensino de Matemática Aplicada “Jogo ‘Dados da Tabela-Verdade’ para o Ensino de Lógica Matemática” do aluno Ruan Lion e “A Dança dos Pêndulos: Uma importante ferramenta no ensino e aprendizagem das disciplinas de Física nos cursos de Licenciatura em Matemática” da aluna Débora Lima. Ambos foram orientados pela Profª. Drª. Eliane Pereira.

575dbfab ccc0 41cf 8ebf e43d09dade60O aluno Ruan Lion comentou que esta foi uma oportunidade incrível e que já está ansioso pelo próximo CNMAC que será no Mato Grosso do Sul em 2020. Os acadêmicos participaram ainda do I Encontro de Professores com a Matemática Aplicada e Computacional (Atividade Satélite do CNMAC). Sobre esta participação, Ruan ressaltou: “Voltei cheio de ideias! Muitos planos para estes últimos meses de PIBID e foi bom ver um pouco mais sobre a Matemática Aplicada e como ela pode ser trabalhada já na Educação Básica. Com certeza, será uma experiência que proporcionará outras”.

A professora Dra. Cecilia Orellana e o professor Dr. Manolo Rodriguez complementaram dizendo que esperam ver outros alunos pesquisando nessa área, para que o conhecimento da matemática seja ampliado, dando mais visibilidade aos estudos desenvolvidos no curso de Matemática do IEA.

Além disso, o CNMAC foi palco para conhecer outros colegas da Unifesspa do Campus de Marabá que também estavam participando do evento e apresentando resultados de suas pesquisas. Assim, foi possível ver a pesquisa sendo desenvolvida na matemática aplicada dentro do contexto de diversidade e do ideal multicampi da Unifesspa.

Imagem7