Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Últimas noticias > Novos editais do "Forma Pará" serão lançados no dia 15 de outubro, com vagas para cursos de graduação na Unifesspa
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Novos editais do "Forma Pará" serão lançados no dia 15 de outubro, com vagas para cursos de graduação na Unifesspa

  • Publicado: Sábado, 02 de Outubro de 2021, 14h43
  • Última atualização em Sábado, 02 de Outubro de 2021, 14h43
  • Acessos: 317

No dia 15 de outubro de 2021,prosel 2021 serão divulgados os novos editais do programa Forma Pará, com a oferta de cerca de 1.500 vagas em 32 municípios paraenses, além de dois distritos de Belém (Mosqueiro e Icoaraci), num total de 34 turmas de 26 cursos diferentes. A Unifesspa é umas instituições parceiras do programa e deverá ofertar turmas em diferentes cidades do interior do estado.

 

Na primeira etapa do Forma Pará junto à Unifesspa, em 2019, dois cursos foram ofertados: Engenharia Civil, em Redenção, e Direito, em Mocajuba. Em 2020, a pandemia da COVID-19 atrasou o cronograma, que só foi finalizado este ano. Nesta etapa, houve a oferta de vagas em sete cursos: Ciências Contábeis, em Bom Jesus do Tocantins; Engenharia Florestal, em Tailândia; Administração, em Abel Figueiredo; Pedagogia, em Itupiranga; Medicina Veterinária, em Piçarra; Psicologia, em Jacundá; Zootecnia, em Ourilândia. Algumas dessas turmas já tiveram sua aula inaugural realizada. 

 

Quem deseja concorrer a uma das vagas na etapa deste ano deve ficar atento ao site da Unifesspa e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pelo processo seletivo especial (Prosel) que envolve cinco Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Pará. A prova do Prosel 2021 está prevista para ser realizada no dia 14 de novembro.

 

Forma Pará

O Forma Pará foi lançado em agosto de 2019 e é um programa que possibilita a união entre governo estadual, Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas, prefeituras e associações municipais no intuito de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) nos municípios do estado que não possuem polos dessas instituições ou onde não exista a oferta de determinado curso.

 

Nos três anos de execução, incluindo a chamada de 2021, lançada em junho, o programa Forma Pará já contabiliza a oferta de cerca de 4.000 vagas em cursos de graduação em áreas de licenciatura, bacharelado e tecnológico. Mais de 50 municípios em 11 das 12 regiões de integração do estado já foram alcançados. Para os moradores dessas regiões, o Forma Pará representa uma porta de acesso à qualificação profissional. A cada etapa, são atendidas as demandas de determinado número de municípios com novos cursos em localidades diferentes.

 

Os dados levantados pela equipe do programa mostram que, além dos municípios que recebem os cursos, outros também são contemplados, pois facilita o acesso ao curso superior de estudantes moram em localidades próximas ou em municípios da mesma região.

 

Fonte: Unifesspa

0
0
0
s2smodern
registrado em:
Fim do conteúdo da página